Menu
Vacina para os bancarios
-->

Representantes dos funcionários se reúnem com presidente do BB

A coordenação do Comando Nacional dos Bancários e da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com o novo presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, nesta terça-feira (9/6). No encontro, destacaram a importância das negociações entre as partes e expuseram as principais pautas a serem discutidas no momento: o Programa de Gratificações (PDG) e a contratação de mais bancários.

Foi solicitado ao presidente do BB, emprnho na luta pela inclusão dos bancários no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. Fausto Ribeiro disse que concorda com a reivindicação da categoria é que a inclusão dos bancários como prioridade no PNI é uma demanda também dos bancos.

A representação dos trabalhadores entregou ainda um ofício ao presidente do BB apontando uma série de questões referentes ao PDG do banco. O documento ressalta que desde a sua criação, a CEBB tenta negociar melhorias no PDG, a exemplo do que já acontece em outros bancos, que negociam seus programas próprios com os representantes dos sindicatos e que o PDG, da como forma como está, ao invés de servir como um incentivo para maior empenho e produtividade, é fator de desmotivação e descontentamento entre os funcionários dos diversos setores.

Foi destacada também a falta de funcionários, tanto nas agências de atendimento quanto nos escritórios de negócios, dificultando a execução dos serviços e cumprimento de metas. Problema que piorou após o último Plano de Adequação de Quadros (PAQ) e ao Plano de Desligamento Espontâneo (PDE). Um levantamento do Dieese aponta que de 2012 a 2020, houve uma redução de 28.042 funcionários no quadro de trabalho do BB.

Os bancários defendem a contratação de mais trabalhadores para evitar a sobrecarga de trabalho e evitar o adoecimento dos atuais funcionários.

Outro ponto discutido na reunião foi a questão dos direitos dos funcionários dos bancos incorporados pelo BB (Nossa Caixa, Besc e BEP).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar