Menu
redes sociais 2023

Retaliação. Caixa descomissiona empregados no RS por participação na greve

No ato de assinatura do aditivo à Convenção Coletiva Nacional 2008/2009 na Caixa Econômica Federal, realizado na última quinta-feira (30) em São Paulo (SP), o Comando Nacional dos Bancários fez um protesto formal contra a decisão unilateral e autoritária da empresa de descontar o dia nas setes bases sindicais que continuaram em greve em 24 de outubro.

Na ocasião, o Comando Nacional dos Bancários também denunciou o episódio do descomissionamento de três empregados da Caixa no Rio Grande do Sul, como punição por participação na greve da categoria bancária, durante a campanha salarial deste ano. Essa retaliação foi veementemente criticada, e os representantes dos empregados anunciaram disposição de renegociar essa punição inaceitável.

A denúncia sobre a punição aos grevistas da Caixa foi feita pela Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul, que no último dia 28 de outubro se reuniu com a Gerência Regional da Filial/PO - Caixa Porto Alegre, com o objetivo de colher informações sobre a retirada de função de dois gerentes de retaguarda em 23 de outubro, no dia seguinte ao encerramento da greve no estado.

A reunião contou com a presença do gerente da Filial da Geret/PO, Delfino Carlos Plá Filho, acompanhado de seu substituto imediato Morgan Barbosa Brum. Durante o encontro, Delfino foi categórico ao assumir a responsabilidade pela retaliação aos bancários, esclarecendo que não tinha nenhuma orientação superior para adotar a atitude. Argumentou que agiu assim por entender que "o gerente que aderir à greve está dando um sinal que não quer mais continuar no cargo". Na reunião com Delfino, a Feeb/RS criticou a retaliação e acrescentou que a mesma afrontou o direito legítimo de greve dos trabalhadores, assegurado pela Constituição.

Os bancários atingidos pela atitude de retaliação da Filial da Geret/PO foram Magali Farinon (gerente de retaguarda desde 2002 - lotada na agência Jacuhy - em Sobradinho/RS), Ricardo Kneip Fernandes (Ret/PV de Uruguaiana/RS) e Rodrigo Freitas Bueno (assistente administrativo da agência Rio Grande), este último perdeu sua função sob a alegação verbal de "não ter se empenhado após a greve". Magali Farinon, por exemplo, é dirigente da Feeb/RS e do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar