Menu
redes sociais 2023

Santander/Real frustra trabalhadores

Os representantes das Comissões de Organização dos Empregados (COEs) do Santander e Real abriram o ano retomando as pressões em defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores frente ao processo de fusão atualmente em curso.

Em negociação nesta terça-feira (06), os representantes dos trabalhadores voltaram a cobrar a adoção de medidas neste sentido. Mas o banco protelou definições para as principais reivindicações, dentre as quais a concessão de licença remunerada pré-aposentadoria e a criação de um plano de incentivo à aposentadoria.


A única concessão da rodada foi com relação à extensão do aditivo do Santander para o Real. O banco concorda em firmar um instrumento, estendendo as cláusulas válidas aos funcionários do Santander para os bancários do Real, com respeito à cultura e práticas até então adotadas no banco que está sendo incorporado pelo grupo espanhol.


Veja os principais temas discutidos:

Aditivo à convenção coletiva
Em relação à reivindicação das entidades sindicais de extensão do aditivo do Santander para o Real, o banco concorda em firmar um aditivo, estendendo as cláusulas existentes no aditivo do Santander e respeitando a cultura e a prática do Real.

Plano de previdência
O banco informou que há um estudo em andamento destinado aos funcionários que não possuem plano de previdência complementar, os "sem-prev". Nada será alterado neste momento em relação aos planos existentes no Grupo Santander Brasil.

O banco assegurou que qualquer mudança será debatida previamente em mesa de negociação com as entidades sindicais.

Plano de saúde
O banco afirmou que não tem estimativa de mudanças. Os planos de saúde hoje existentes, como Cabesp, Unimed e Bradesco Saúde, são separados. O banco afirma que preza pela qualidade de serviços, que será preservada.

O banco assegurou igualmente que qualquer mudança será debatida antes em mesa de negociação com as entidades sindicais.

Licença remunerada pré-aposentadoria
Em relação à reivindicação das entidades sindicais de criação de licença remunerada pré-aposentadoria, visando a abertura de vagas para evitar demissões e garantir acesso à aposentadoria, o banco informou que as conversas internas têm evoluído, faltando análises jurídicas para a definição de uma cláusula, a ser incluída nos dois aditivos. O banco apresentará uma proposta no próximo dia 22 de janeiro, com premissas e desenhos.

Incentivo à aposentadoria
Em resposta à reivindicação dos trabalhadores de um plano de incentivo à aposentadoria para quem está aposentado ou já reúne condições de se aposentar, o banco afirmou que estuda a concessão de uma forma de indenização.

As entidades sindicais reivindicaram também a extensão do plano de saúde, que muitos funcionários não levam para a aposentadoria, e a continuidade do pagamento do vale-alimentação. O banco dará resposta na próxima reunião.

Programa Venha Trabalhar na Rede
O banco expôs o andamento do programa de realocação, reivindicado pelas entidades sindicais que objetiva a captura de vagas existentes na rede e a sua disponibilização para os funcionários das áreas administrativas, visando evitar demissões.

O banco informou que na primeira fase do programa ocorreram 521 inscrições, sendo 142 do Santander e 379 do Real. Desse total, 46 já foram realocados e os demais estão sendo analisados. Haverá a abertura de uma nova fase de inscrições em fevereiro.

As entidades sindicais reivindicaram a concessão de auxílio-deslocamento em caso de transferência para preencher vagas em outros municípios e estados.

Cipeiros
As entidades sindicais reivindicaram a manutenção da estabilidade no emprego dos cipeiros pelo período que falta para completar um ano de mandato e mais um ano após, nos casos de fechamento de unidades e transferências por interesse do banco. O banco dará resposta na reunião do dia 22.

Call-center
O banco afirmou que não existe alteração prevista neste momento envolvendo os processos e os sistemas de call-center. O banco assegurou novamente que qualquer mudança será debatida com antecedência em mesa de negociação com as entidades sindicais.

Fetec/SP-Contraf

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar