Saúde Caixa: Conselho de Usuários cobra melhorias no plano
A cobrança por melhoria no atendimento foi o tema central da reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, realizada na última quarta-feira (26/3), em Brasília (DF). A recorrência dos problemas e a falta de soluções têm gerado insatisfação entre os empregados do banco.

A reunião deu continuidade aos debates sobre estrutura adequada para as Gerências de Filiais de Gestão de Pessoas (Gipes), retorno dos comitês regionais de credenciamento e descredenciamento. Outra cobrança dos representantes dos empregados é o fim do teto de custeio da Caixa com a saúde dos funcionários, que está limitado a 6,5% da folha de pagamento. O mecanismo impede que o banco arque com 70% dos gastos e resulta no aumento das mensalidades, o que tem tornado o plano inviável para muitos bancários.
Os conselheiros eleitos defenderam ações de esforço concentrado na busca por uma solução rápida e urgente para esse problema. Foi citado o exemplo da realização de campanhas periódicas sobre a importância de os empregados tornarem-se usuários do Saúde Caixa, cuja sustentabilidade está alicerçada nas premissas de pacto geracional, solidariedade e mutualismo, sem os quais não haveria hoje um plano de saúde muito superior aos existentes no mercado, que garante que cada empregado pague de acordo com a sua capacidade financeira e sem excluir qualquer usuário devido a sua idade.
Dados
Na reunião, foram apresentados também os números preliminares do resultado financeiro de 2024. Entretanto, os conselheiros eleitos cobraram a apresentação dos dados contábeis e financeiros para verificação das informações constantes do relatório atuarial. Houve a reivindicação de que, assim que esse relatório estiver finalizado, seja agendada reunião extraordinária para análise aprofundada dos números pelo Conselho de Usuários, seguida de negociações por melhorias. É prerrogativa do colegiado receber e analisar as informações contábeis, financeiras e atuariais do plano de saúde.
Resultado da luta coletiva dos trabalhadores, o Saúde Caixa é uma das maiores conquistas dos empregados do banco. É administrado sob a modalidade de autogestão por RH, tem cobertura nacional e ampla gama de procedimentos.

