Secretária da CTB recepciona procuradora da Mulher do Senado
Nesta segunda-feira, 17, em Aracaju, a secretária Nacional da Mulher da CTB e representantes da UJS e da UNE recepcionaram a procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Vanessa Grazziotin veio participar da Audiência Pública, na Assembleia Legislativa de Sergipe, denominada “Mulheres na política: a reforma que o Brasil precisa”. No evento, a senadora distribuiu cartilha da campanha “mais Mulheres na Política”. O livreto traz informações sobre a participação da mulher na política, em especial nos parlamentos. De acordo com a senadora, em todo o País, a campanha está provocando reflexões e busca alternativas para superar o quadro de baixa participação das mulheres na esfera política partidária.
“A CTB participa da luta para conquistarmos o protagonismo, o empoderamento da mulher, na vida política e pelo fim às desigualdades entre homens e mulheres. E parabenizamos a iniciativa da Procuradoria da Mulher no Senado. Essa campanha é um instrumento grandioso para disseminarmos a necessidade da paridade na representação parlamentar no nosso País”, afirma Ivânia Pereira.
De acordo com os dados estatísticos divulgados no evento, as mulheres representam apenas 10% na Câmara dos Deputados (são 51 cadeiras das 513 existentes) e 16% no Senado, com 12 senadoras entre as 81 vagas existentes. “Isso não é normal. Precisamos mudar efetivamente esse quadro. Somos 52% da população brasileira e defendemos 30% de vagas no legislativo e também a presença de 30% de mulheres em todas as mesas diretoras. Temos de contribuir com a luta pela superação das desigualdades de gênero na política. Precisamos aperfeiçoar a democracia brasileira garantindo 30% das vagas em disputa para Legislativos, nos três níveis federativos sejam destinadas às mulheres”, defendeu a senadora.
O evento foi promovido pela parceria da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e da Alese. Participaram da solenidade mulheres dos mais variados partidos políticos, esferas públicas e movimentos sociais. Estavam na audiência a senadora Maria do Carmo e a deputada Gorretti Reis (DEM), a deputada estadual Ana Lúcia (PT), coordenadora da Mulher do Tribunal, juíza Adelaide Oliveira, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE Adélia Moreira Pessoa, e a representante do Núcleo Especializado de Direito da Mulher da Defensoria Pública de Sergipe, Janara Pereira.
Fonte: Seeb Sergipe.

