Seminário debate PCS nos bancos públicos
A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe promoveu ontem, no auditório do SEEB-BA, em Salvador, um seminário dos funcionários dos bancos públicos para discutir PCS (Plano de Cargos e Salários). Participaram do encontro, aberto ao público, dirigentes sindicais e representantes dos sindicatos da base da Federação. Na oportunidade, foram discutidas as demandas dos trabalhadores e os mecanismos de valorização das carreiras nos bancos federais.
O BNB está elaborando um novo Plano de Funções em Comissão para complementar o novo PCS implantado em 2006. O tema foi discutido em 9 de abril com a direção da empresa, em Fortaleza (CE), sem avanços significativos. No plano apresentado pelo BNB, há funções com jornada de trabalho de 8 horas, o que representa desrespeito à CLT, que assegura ao bancário jornada de seis horas por dia. Na próxima semana, dentro da mesa de negociação permanente, em Fortaleza, a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB e a direção do banco discutirão as pendência do Plano de Funções.
A proposta para o novo Plano de Funções em Comissão (PFC) do funcionalismo pode ser acessado no site http://www.afbnb.com.br/, seção Conselho de Representantes, link Documentos. A consulta pode ser feita até amanhã com o login benebeano e a senha afbnb. O arquivo disponibilizado é uma proposta inicial e não o formato final.
No Banco do Brasil, foram debatidas as condições de trabalho, a falta de funcionários, a não substituição dos bancários de férias (lateralização), pressões por metas, perdas salariais e assédio moral. Já na Caixa, a expectativa é o Seminário Nacional dos Empregados, em Brasília, para tratar do PCS.
Com informações do SEEB-BA

