Menu
55 anos da Federação

Sindicato de Sergipe leva campanha salarial às agências do BB

Na manhã desta terça-feira (09/07), a direção do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) fez passagem relâmpago em agências do Banco do Brasil, na capital sergipana. A visita faz parte da mobilização da Campanha Nacional dos Bancários 2024. Foram visitadas as agências General Valadão e São José, na capital sergipana.

9.7 sergipe campanha 2024 0acc5

 

Os dirigentes sindicais conclamaram os colegas a se engajarem na campanha, participar das atividades virtuais e acompanhar as notícias pelo site e redes digitais do sindicato.

Nada de retrocessos

O presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo também falou sobre a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em cassar a liminar que mantinha o pagamento da gratificação dos caixas do Banco do Brasil. A liminar foi uma conquista do movimento sindical, desde fevereiro de 2021.

Essa questão será tratada na mesa de negociação. No último dia 3/07, a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com a direção do BB, em Brasília, para continuar as negociações da Campanha Nacional 2024, focadas na renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O encontro ocorreu logo após a decisão do TRT em cassar liminar que garantia a gratificação dos caixas do banco.

A decisão afeta diretamente os caixas que, em 2017, tinham menos de dez anos na função, resultando na perda dessa gratificação. A CEBB reafirmou que, independentemente da decisão do TRT, não aceitará nenhuma redução na gratificação dos caixas. Em resposta, a direção do Banco do Brasil informou que não toará nenhuma decisão até receber o acórdão da decisão do TRT e se comprometeu a não implementar nenhuma mudança sem antes o assunto ser debatido em mesa de negociação.

Os funcionários e funcionárias precisam acompanhar esse desfecho e ajudar a reafirmar ao BB que categoria não aceitará redução do salário dos caixas, independente da liminar.

Performa

Outro tema central da reunião foi o Performa. O movimento sindical destacou a importância dessa pauta e a colocou como prioridade em relação às demais discussões da campanha salarial. A revisão do Performa é hoje uma das principais demandas dos funcionários do BB, porque esse modelo provoca estagnação na carreira e ativa a gestão pelo medo no BB. Nessa pauta, a direção do banco demonstrou disposição para revisar o plano de cargos e salários.

Terceirização

A terceirização também foi discutida. A CEBB apresentou os impactos negativos que a terceirização tem para clientes e funcionários do banco e reforçou a importância de um banco público que atenda a população com seu próprio quadro de funcionários, independentemente das condições financeiras para adquirir produtos e fazer negócios.

Além desses tópicos, foi discutido o concurso em estudo para novos agentes comerciais. A direção do BB informou que todos os agentes comerciais já foram convocados, mas ainda restam pessoas a serem chamadas para o concurso de tecnologia.

Plenária da FeebBASE

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase), o Sindicato dos Bancários de Sergipe e demais sindicatos filiados à federação realizam uma plenária nessa segunda-feira (8/7), às 19h, para debater a questão envolvendo o fim da função de caixa no Banco do Brasil. A reunião aconteceu pelo aplicativo Zoom.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Sergipe. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar