VIII Festival de Música dos Bancários tem primeiras músicas classificadas
Um público animado lotou o Espaço Cultural Raul Seixas no SEEB-BA, em Salvador, no último sábado, para acompanhar a primeira semifinal do 8ª edição do Festival de Música dos Bancários. Foram apresentadas seis canções - estavam previstas sete - pois um concorrente não compareceu, e quatro passaram para grande final.
As músicas classificadas foram A grande nação, de Jeferson Marcos e Cassia Cristina, É preciso saber dizer, de Jeferson Effren, Ela, de André Bartioli e Deni Barreto, e Flores do ódio, de Jorge Afonso e Felipe Gomes. No sábado se apresentam mais sete canções e, novamente, quatro se classificam.
Para definir as canções classificadas foram observados critérios como beleza poética da letra, assim como mensagem e estrutura de idéias. Em relação à música, foram avaliadas a harmonia, melodia e arranjos, além da perfomance no palco e a pontualidade. Pela primeira vez como jurado do Festival de Música dos Bancários, o diretor artístico e músico Jota Velloso disse que eventos de cultura são sempre importantes. "O bom dos festivais é permitir a convivência com a arte, o que torna as pessoas mais sensíveis e até um ser humano melhor".
Roberval Santos, um dos organizadores do festival, disse que a primeira semifinal ocorreu dentro das expectativas. "O público estava animado e os classificados mostraram que têm nível e comportamento profissional". Para o presidente do SEEB-BA, Euclides Fagundes Neves, o acesso à cultura faz parte da luta dos trabalhadores, por isso eventos como esses são importantes para a categoria. "A união entre atividades políticas e culturais representa um grande passo para a transformação da sociedade".
Com informações do SEEB-BA