Abusos no Congresso dos Funcionários do BNB
O XIII Congresso dos Funcionários do BNB ficou marcado como um evento repleto de manobras autoritárias e golpistas da Articulação Sindical, que trabalhou fortemente para forjar maioria e aprovar propostas na marra.
Diante desse quadro, a diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia, reunida em assembléia ontem, deliberou por encaminhar documento à Contraf pedindo providências acerca do fato. Outra exigência, constante do documento, é a de que sejam reintegrados os sindicatos dos Bancários do Maranhão e Rio Grande do Norte à Comissão Nacional dos Funcionários. A proposta de retirada das entidades foi uma manobra para sacar da comissão entidades que apostam na luta, tornando mais fácil o caminho da conciliação com a cúpula do banco e da desmoralização da categoria.
No evento, ocorrido no final de semana, em Recife, os funcionários do BNB, passaram por uma série de contratempos que impediram que deliberações importantes fossem definidas como, por exemplo, a participação de funcionários de outros bancos e a proposta de mudança no Regimento interno, que já havia sido aprovado no início dos trabalhos.