Menu
redes sociais 2023

Atividade econômica tenta se estabilizar

Após 15 meses seguidos em queda, a atividade econômica do país ficou praticamente estável em abril. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (16/6), o índice de

Atividade Econômica do Banco Central (BC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), apresentou crescimento de 0,03% em abril, comparado a março.
Na comparação entre abril deste ano e o mesmo mês de 2015, houve queda de 4,99%, de acordo com os dados sem ajustes, pois são períodos iguais na comparação.

A atividade econômica registrou retração de 5,41 em 12 meses, encerrados em abril, e de 5,97% no ano. O índice dessazonalizado em 12 meses, apresentou queda de 5,35%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia (indústria, comércio e serviços e agropecuária), além do volume de impostos.

O indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar