Bancários do Real/ABN levam denúncias ao PCN
FETEC/CUT-SP | |
05 /11 / 2007 | |
Representantes dos bancários do Real/ABN participaram de reunião, na última quinta-feira (31/10), no Ponto de Contato Nacional, em Brasília (DF), quando reforçaram denúncia sobre o descumprimento das diretrizes do OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) por parte do conglomerado holandês.
Na oportunidade, a representação dos trabalhadores destacou a importância de o PCN acatar a denúncia e encaminhar abertura de negociações mediadas, norma quebrada pelo Real/ABN ao implementar mudanças internas sem prévio diálogo com os representantes sindicais. Os representantes dos bancários aproveitaram para lembrar dos riscos decorrentes da compra do conglomerado holandês pelo espanhol Santander, concluída no início de outubro.
A reunião no PCN é mais um dos instrumentos para forçar a abertura de negociações. O PCN, que reúne representantes do Ministério da Justiça, do Trabalho, da Fazenda, das Relações Exteriores e do Banco Central, ficou de avaliar e a manter contato posteriormente.
Além dos bancários, a reunião contou com participação de representantes dos químicos e dos comerciários, que também levaram denúncias sobre descumprimento de normas trabalhistas em seus respectivos setores. |