Bancos adotam medidas para coibir o “golpe do 0800”
Um tipo de golpe que tem ganhado espaço nos últimos meses é o chamado “golpe do 0800”. A fraude ocorre quando criminosos entram em contato com os clientes, se passando por funcionários de instituições financeiras, geralmente para informar sobre compras suspeitas ou movimentações atípicas. A intenção é induzir a vítima a ligar para uma falsa central de atendimento, onde são solicitados dados pessoais e bancários.
A comunicação inicial pode ocorrer por telefone, SMS ou aplicativos de mensagem como o WhatsApp. Em alguns casos, a ligação inicial cai logo após ser atendida são as chamadas robocalls, que têm como objetivo despertar a curiosidade da vítima para que ela retorne o contato.
Ao falar com o golpista, que se apresenta como atendente do banco, a pessoa é orientada a fornecer informações confidenciais, como números de conta, senhas e dados de cartão. As chamadas e mensagens muitas vezes incluem números que começam com 0800, o que confere um ar de legitimidade à fraude.
Como medida de prevenção, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com as operadoras de telefonia, lançou recentemente o sistema “Origem Verificada”, que permite ao usuário confirmar a autenticidade das ligações recebidas. O serviço é gratuito para os consumidores e não requer instalação de aplicativos, mas depende da adesão das empresas que realizam chamadas telefônicas.
Entre os dez maiores bancos do país, Bradesco, Santander e Banco do Brasil já confirmaram adesão à ferramenta. A expectativa é de que mais instituições financeiras passem a utilizar o sistema, contribuindo para a redução de golpes e aumento da segurança nas comunicações com os clientes.