Menu
23ª Conferência Bahia e Sergipe
-->

BB em Brumado suspende atendimento devido a contaminação de Covid-19

As atividades na agência do Banco do Brasil precisaram ser suspensas desde a última sexta-feira (25/6) devido à grande quantidade de trabalhadoras e trabalhadores contaminados. Até o momento estão confirmados três casos e mais dois aguardam resultado.

De acordo com o delegado Sindical atuante na agência, Gabriel Caires, não há previsão para retorno do atendimento ao público pois existe uma necessidade de controlar o número crescente de casos nos últimos dias. “É de extrema importância e necessidade que os demais funcionários do BB/Brumado, sejam também devidamente afastados e testados, ainda que assintomáticos. Porque, conforme orientação médica, só assim será possível o rastreio de novos quadros, garantindo maior segurança, tanto para os funcionários, como para os clientes do Banco”, destaca.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região está acompanhando a situação e exigindo que todos os protocolos sanitários sejam respeitados. Devido às características difíceis de uma agência bancária diante uma pandemia como a que está sendo enfrentada, o SEEB/VCR tem cobrado do poder público o desenvolvimento de mecanismo que melhore a prevenção nesses espaços.

“Estamos vivendo ainda uma realidade de calamidade pública, com médias absurdas de quase 2 mil mortes diárias, mais de 500 mil mortos, UTIs lotadas e vacinação a passos lentos. Não podemos arriscar mais e mais vidas desta forma. Os bancários mantêm contato frequentes entre si e com os clientes, ainda que respeitando as etiquetas respiratórias, existe um risco importante de contágio, como a atual situação nos comprova. A testagem de todos que trabalham nesse espaço é fundamental antes do retorno às atividades presenciais”, avalia Gabriel.

Testagem da categoria

Na manhã de hoje (28), a diretoria do Sindicato esteve em reunião com a Superintendência Regional do BB, para acompanhar o que foi feito pelo banco e cobrar a testagem de todas as bancárias e bancários das agências.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde de Brumado recusou a solicitação de testagem ampla para trabalhadoras e trabalhadores deste setor. O pedido foi feito pelo Sindicato ainda no primeiro semestre de 2020.

Campanha pela Vacinação de Bancárias e Bancários

O que está acontecendo nesta agência é um reflexo do ciclo de risco para quem depende deste serviço. Os espaços dos bancos são ambientes fechados com pouca circulação de ar e que mesmo com todos os cuidados necessários, seguem com um alto risco de contaminação.

Foram diversas vezes que as agências bancárias precisaram fechar as portas para o atendimento para lidar com os protocolos de atendimento, trazendo transtorno para trabalhadores e clientes. A campanha encampada pelo SEEB/VCR destaca justamente a importância da vacinação da categoria para promover maior segurança à população e garantir o acesso ao serviço.

Em Brumado, no dia 28 abril, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou o requerimento pela inclusão de bancários e lotéricos no grupo prioritário de vacinação. Essa aprovação foi fruto da articulação de representantes sindicais e do vereador Tiago Amorim (PP), que apresentou a proposta no plenário.

Até hoje a prefeitura não encaminhou nenhuma resposta sobre essa indicação.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar