BNDES cresce e investe mais no país
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já representa quase 14% do total de investimentos no país, sendo o principal instrumento do governo para combater os efeitos da crise. A informação foi publicada em reportagem desta terça-feira, dia 3, do jornal Folha de S.Paulo.
O banco brasileiro ultrapassou com sobras organismos internacionais de fomento como o Bird (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, do Banco Mundial) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Enquanto o BNDES liberou no ano passado R$ 92,2 bilhões (cerca de US$ 40 bilhões), o Bird distribuiu um total de US$ 10,5 bilhões em 34 países e o BID emprestou US$ 7 bilhões.
A trajetória do BNDES de 2005 a 2008 indica crescimento da presença do Estado na economia. O governo anunciou recentemente uma injeção de R$ 100 bilhões para o período 2009-2010, mas fontes do próprio banco afirmam que, se necessário, o BNDES poderá emprestar R$ 120,8 bilhões neste ano e R$ 136,2 bilhões em 2010.
Para Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, trata-se de uma decisão política que busca manter a taxa de investimento e o emprego. Os desembolsos do banco já representam 13,9% do total de investimentos, considerando os dados de janeiro a setembro do ano passado. Em 2006, essa participação era de 9,6%.
Folha de São Paulo

