Brasil vai crescer mais que o mundo, diz Meirelles
A deterioração da economia mundial e o agravamento da crise financeira dominaram as discussões do Fórum Econômico Mundial, em Davos, mas ainda assim o Brasil é apontado como um dos países que se sairão melhor da crise que arrasta o mundo para a recessão. ?Em todas as estimativas variam o número, mas tem um fato que não muda: o Brasil vai crescer um ponto porcentual acima da média mundial?, disse o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Meirelles, que participou das discussões sobre a crise com lideranças políticas de vários países, enfatiza que a ?crise é séria? e concorda que a brusca mudança de cenário é uma preocupação não apenas do Brasil, mas de todas as economias mundiais. Ele insiste, no entanto, que as medidas tomadas ao longo dos últimos anos e a melhora dos fundamentos econômicos garantem ?que o Brasil tenha um desempenho melhor que a média mundial?.
Esse cenário internacional de grande volatilidade e incertezas está abrindo espaço para uma discussão importante e, ao mesmo tempo, complexa. Meirelles citou, por exemplo, que começa a ganhar corpo a discussão sobre a necessidade de os países terem uma cesta de moedas como referência de reserva internacional. ?A visão majoritária é de que o euro ou o iene não substituirão o dólar como moeda de reserva em futuro próximo. Estão ocupando espaço, mas não substituindo?, disse o presidente do BC. Por outro lado, explicou, ?ganha força a ideia de que o mundo não deve depender da moeda de um único país como moeda de reserva internacional?.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

