Logo

Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos vai destacar diversidade cultural brasileira

Thais Leitão

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais de 90 mil pessoas devem acompanhar na tarde de hoje (13) a cerimônia da abertura dos 15º  Jogos Pan-Americanos. O início da solenidade está marcado para 17h no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



De acordo com informações do Comitê Organizador dos Jogos, o Co-Rio, o evento será marcado por um passeio através da diversidade cultural brasileira. Cerca de 4,5 mil artistas, todos voluntários, representarão a energia do povo através de elementos como a água, o sol e o homem.


Para garantir a tranqüilidade durante a cerimônia, cerca de 800 agentes da Força Nacional de Segurança Pública atuarão no entorno do estádio. Dentro do Maracanã, 400 orientadores ficarão responsáveis por auxiliar o público a encontrar os assentos.


O comitê informou que a pira Pan-Americana, que vai ser acesa durante a cerimônia, tem seis metros de diâmetro, seis metros de altura e pesa cinco toneladas. Para manter a chama, serão queimados 700 quilos de gás liquefeito de petróleo a uma temperatura que varia entre 100 e 400 graus centígrados.


A orientação dos organizadores é que os espectadores cheguem com antecedência ao estádio e vistam roupas brancas ou de cores claras que, segundo eles, são mais adequadas ao jogo de luzes preparado para o evento. Assim, a platéia também poderá participar do espetáculo.


Está é a segunda vez que os Jogos Pan-Americanos se realizam no Brasil. A primeira edição nacional da competição ocorreu em 1963, em São Paulo. Desta vez, durante 16 dias, 5.662 atletas de 42 países das Américas participarão das competições.

Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.