Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos vai destacar diversidade cultural brasileira

Thais Leitão

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais de 90 mil pessoas devem acompanhar na tarde de hoje (13) a cerimônia da abertura dos 15º  Jogos Pan-Americanos. O início da solenidade está marcado para 17h no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



De acordo com informações do Comitê Organizador dos Jogos, o Co-Rio, o evento será marcado por um passeio através da diversidade cultural brasileira. Cerca de 4,5 mil artistas, todos voluntários, representarão a energia do povo através de elementos como a água, o sol e o homem.


Para garantir a tranqüilidade durante a cerimônia, cerca de 800 agentes da Força Nacional de Segurança Pública atuarão no entorno do estádio. Dentro do Maracanã, 400 orientadores ficarão responsáveis por auxiliar o público a encontrar os assentos.


O comitê informou que a pira Pan-Americana, que vai ser acesa durante a cerimônia, tem seis metros de diâmetro, seis metros de altura e pesa cinco toneladas. Para manter a chama, serão queimados 700 quilos de gás liquefeito de petróleo a uma temperatura que varia entre 100 e 400 graus centígrados.


A orientação dos organizadores é que os espectadores cheguem com antecedência ao estádio e vistam roupas brancas ou de cores claras que, segundo eles, são mais adequadas ao jogo de luzes preparado para o evento. Assim, a platéia também poderá participar do espetáculo.


Está é a segunda vez que os Jogos Pan-Americanos se realizam no Brasil. A primeira edição nacional da competição ocorreu em 1963, em São Paulo. Desta vez, durante 16 dias, 5.662 atletas de 42 países das Américas participarão das competições.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar