Correios aprovam acordo salarial, mas mantêm estado de greve
Em assembléias realizadas em diversos Estados, trabalhadores dos Correios aprovaram o acordo coletivo de 2008. Em São Paulo, na Praça da Sé, a assembléia contou com a presença de mais de 1.000 trabalhadores, que de forma unânime votaram pela aprovação da proposta. Ao todo, 19 sindicatos se posicionaram favoráveis ao fechamento do ACT.
A proposta da empresa, resultado de quase três meses de negociações, quando foram realizadas 14 reuniões entre a comissão de negociação e a ECT, representou uma vitória para a categoria.
Veja a seguir algumas das conquistas da categoria:
a) Sair de 6,37% para 7,37%;
b) Garantir Adicional de R$ 100,00 para os OTTs;
d) Vale Alimentação II de R$ 100,00 para R$ 110,00;
e) Garantir o Vale-Alimentação/Refeição Extra de fim de ano no valor de R$ 425,50;
f) Licença Maternidade de 6 meses;
Entretanto, apesar de fechar o acordo coletivo, a categoria permanece em estado de greve enquanto durarem as negociações referentes ao Plano de Cargos, Carreira e Salários. Existe um impasse entre trabalhadores e empresa no que diz respeito a criação do cargo "Agentes de Correios". Segundo assessoria de imprensa dos Sindicatos dos Correios de SP, a intenção da empresa é instituir esse cargo para aos poucos eliminar os demais.
Trabalhadores realizam assembléia no dia 29/10, para decidir pela manutenção ou não do estado de Greve.
A proposta da empresa, resultado de quase três meses de negociações, quando foram realizadas 14 reuniões entre a comissão de negociação e a ECT, representou uma vitória para a categoria.
Veja a seguir algumas das conquistas da categoria:
a) Sair de 6,37% para 7,37%;
b) Garantir Adicional de R$ 100,00 para os OTTs;
d) Vale Alimentação II de R$ 100,00 para R$ 110,00;
e) Garantir o Vale-Alimentação/Refeição Extra de fim de ano no valor de R$ 425,50;
f) Licença Maternidade de 6 meses;
Entretanto, apesar de fechar o acordo coletivo, a categoria permanece em estado de greve enquanto durarem as negociações referentes ao Plano de Cargos, Carreira e Salários. Existe um impasse entre trabalhadores e empresa no que diz respeito a criação do cargo "Agentes de Correios". Segundo assessoria de imprensa dos Sindicatos dos Correios de SP, a intenção da empresa é instituir esse cargo para aos poucos eliminar os demais.
Trabalhadores realizam assembléia no dia 29/10, para decidir pela manutenção ou não do estado de Greve.

