Menu
redes sociais 2023

Dinheiro ilegal garantiu liquidez de bancos, diz ONU

O diretor-executivo do Unodc (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), Antonio Maria Costa, disse que há indícios de que bancos foram abastecidos com dinheiro do tráfico de drogas durante a crise, informa a edição de ontem da revista austríaca "Profil".

Segundo ele, quando a crise saiu de controle no ano passado, os recursos do tráfico de drogas frequentemente se tornaram o único capital disponível. "No segundo semestre de 2008, liquidez foi o principal problema do sistema bancário e, portanto, capital líquido se tornou um fator importante."

 O Unodc encontrou evidências de que empréstimos interbancários foram financiados por dinheiro que se originou do tráfico de drogas e de outras atividades ilegais. Costa disse que há sinais de que alguns bancos se salvaram da crise dessa forma.

 O diretor-executivo do Unodc não quis identificar instituições ou países que teriam recebido recursos do tráfico de drogas, segundo a "Profil". Ele apenas afirmou que a Áustria, sede do Unodc, não estava no topo da lista. 

 
Fonte: Reuters

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar