Menu
redes sociais 2023

Eleitorado feminino cresce em ritmo significativo

Brasília - A cada eleição que passa, as mulheres conquistam maior espaço no eleitorado brasileiro. Elas respondem por 51,8% do total de cidadãos em condições de ir às urnas nas eleições municipais de 2008. Em 2004, a participação feminina era de 51,3%.

"A análise dos números gerais mostra um crescimento significativo do número de mulheres em todos os estados. É um aumento linear e isso é um dado importante. Cabe aos candidatos explorar esse detalhe", afirmou hoje (15) o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, ao divulgar as estatísticas dos brasileiros aptos a votar nas eleições municipais deste ano.

Um dos exemplos da supremacia feminina é São Paulo, estado com o maior colégio eleitoral do país. As mulheres aptas a votar naquele estado totalizam 15.138.669, número bastante superior aos 13.937.353 eleitores homens. No Rio de Janeiro, há pelo menos 700 mil eleitoras a mais do que o número de homens em condições de exercerem o voto.

Os homens ainda são maioria do eleitorado em apenas cinco estados: Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Candidatura feminina

Se no total do eleitorado brasileiro as
mulheres superam os homens (51,8% a 48,2%), o balanço parcial do registro de candidatos para as eleições municipais de 2008 indica que a participação feminina na disputa pelos cargos eletivos ainda está bem abaixo do percentual masculino.

Dos 371.030 candidatos que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores em 5.565 municípios brasileiros, as mulheres são apenas 77.215 (20,8% do total).

Concluíram os processos de registro de candidaturas a prefeito 13.540 homens e 1.554 mulheres. Para a disputa das vagas às Câmaras Municipais, se apresentaram 267.439 candidatos do sexo masculino e 73.392 do sexo feminino.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar