Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Emenda 29: Movimentos fazem manifestação no Congresso

Representantes dos movimentos sociais e forças partidárias realizam nesta terça-feira (14) uma manifestação em frente ao Congresso Nacional pela regulamentação da Emenda Constitucional 29, que dispõe sobre recursos para a área da saúde. Sob o lema "Vamos evitar o apagão da saúde", os participantes levarão velas acesas.


A Emenda 29 estabelece que a União deve aplicar na área da saúde o mesmo valor dos gastos do ano anterior, acrescidos da variação do Produto Interno Bruto (PIB), a soma das riquezas produzidas no país.


Deverão participar da manifestação parlamentares, médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde, estudantes, profissionais do setor e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato está marcado para as 17 horas.


Na tarde de segunda-feira (13),o Partido dos Trabalhadores realizou o lançamento da sua campanha nacional "SUS. Essa luta é nossa. EC 29 - Regulamentação já!", no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.


Durante o evento, estiveram presentes o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini; presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP); vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dirigentes, lideranças, parlamentares do PT e de diversos partidos políticos, além de representantes de conselhos de saúde nas esferas municipal, estadual e federal. O ato contou também com a participação de  militantes da área da saúde pública, além de representantes do MST e da CUT.


Na ocasião, todos os participantes do lançamento da campanha do PT convocaram a sociedade brasileira a se mobilizar em defesa da garantia de mais recursos para o SUS, se engajando na luta pela regulamentação da Emenda Constitucional 29 que tramita no Congresso Nacional.


Com Agência Brasil

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar