Empenho da categoria para assegurar o direito da Bases
Cerca de 200 associados, membros da direção e o vereador Everaldo Augusto se reuniram semana passada, na Associação Atlética Baneb, para discutir a situação da Fundação Baneb de Seguridade Social (BASES), ameaçada pelo Bradesco, que tenta, a todo custo, transferir o controle gerencial da entidade para uma empresa de Previdência privada.
Na reunião, ficou decido a necessidade de levar o problema ao governador da Bahia, Jaques Wagner, e pedir apoio ao movimento, que tenta evitar o desmantelamento da Bases, cujo patrimônio é avaliado em R$ 600 milhões.
Em junho de 2006, a Secretaria de Previdência Complementar (SPC) emitiu a portaria 481, que permitiu a transferência do gerenciamento da Bases para o Multipensions Bradesco. Após os recursos administrativos da Fundação, em fevereiro de 2007, a portaria foi anulada. Porém, no dia 9 de agosto, a SPC emitiu mais duas portarias concedendo, mais uma vez à empresa, a administração dos planos e benefícios da Bases, sem a vigilância dos associados.
A diretoria da entidade recorreu e aguarda resultado. Caso a decisão seja desfavorável aos associados, cabe ainda nova ação no Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC).