Endividamento das famílias chega a 45,5% em fevereiro
Segundo o Banco Central (BC), o percentual de famílias endividadas chegou a 45,5% em fevereiro. Os dados, que foram divulgados nesta terça-feira (28/04), mostram um aumento em relação ao mês anterior, em janeiro, quando o percentual atingiu 45,2%.
Os dados também mostram que quando são descontadas as dívidas imobiliárias, o percentual endividamento cai para 26,6% em fevereiro e 26,5% em janeiro. Segundo o BC, o comprometimento de renda das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) atingiu 20% em fevereiro, o mesmo porcentual verificado em janeiro.
Para realizar esse cálculo, o BC leva em conta o total das dívidas dividido pela renda no período de 12 meses. Além dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que constam na Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (Pnad) Contínua e da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que foram incorporadas.
Por conta da pandemia do covid-19 e a carência de recursos, famílias e empresas aumentam a demanda por créditos nos bancos. Porém, há uma maior dificuldade para concessão de recursos por meio de títulos.

