Febraban lança Programa Valorização da Diversidade no Setor Bancário
Após inúmeras denúncias contra práticas discriminatórias e de intensos debates contra as desigualdades nos bancos, a Febraban lança, na próxima quarta-feira (02/04), o Programa Valorização da Diversidade no Setor Bancário.
O Programa conta com apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do MPT (Ministério Público do Trabalho), do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e da Contraf/CUT (Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT), e com a assessoria do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade).
A partir de levantamentos nos locais de trabalho, por meio do Mapa da Diversidade, o programa apontará para ações de formação e sensibilização nos bancos sobre a importância de se obter maior diversidade humana no setor bancário.
Na etapa seguinte, os integrantes do projeto voltarão a se reunir, sob a supervisão do MPT, com intuito de estabelecer metas e prazos para a adoção de medidas e prazos contra práticas discriminatórias no interior dos bancos. "Mas a missão não acaba aí. A idéia é listar alternativas que sejam capazes de favorecer a inclusão em toda a sociedade", antecipa a diretora de Políticas Sociais da FETEC/CUT-SP, Maria Izabel da Silva.
Feito o lançamento, a Febraban disponibiliza na Internet, no dia 05/04, a pesquisa do Mapa da Diversidade, que deve começar a ser aplicada na segunda-feira (07/04).
Para subsidiar o trabalho sindical, a FETEC SP confeccionou um jornal específico sobre diversidade, com relato histórico sobre essa importante conquista da categoria. Paralelamente, encaminhou a pesquisa aos sindicatos por e.mail, com orientação para que as lideranças sindicais também a respondam com fidelidade.
Lucimar Cruz Beraldo