Feira: Itaú aumenta pressão contra os trabalhadores
O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou, nesta quinta-feira (10/4), um protesto em frente à agência 0443 do Itaú, na rua Conselheiro Franco. A manifestação denunciou a escalada de metas abusivas e o aumento da pressão sobre os trabalhadores, intensificados com a chegada da nova gerência regional do banco.
Além da sobrecarga nas agências — com redução de pessoal e acúmulo de funções —, os bancários agora enfrentam exigências irreais no sistema de gestão de mídia, usado para envio de ofertas de produtos. Mesmo sendo um sistema que exige atenção e conhecimento técnico, a nova gestão passou a cobrar até 20 envios por dia, e em alguns casos, até 30 por hora, com sugestões de que é possível chegar a 60. Uma pressão desumana e insustentável.
O Sindicato também denunciou práticas que ferem o direito dos clientes e colocam os funcionários em situações delicadas, como a abertura de contas para aposentados sem deixar claro que a adesão é opcional. O trabalhador é colocado contra a parede: ou cumpre metas abusivas, ou sofre retaliações.
O sindicato segue mobilizado e reforça: metas fora da realidade, assédio moral e exploração não serão naturalizados. Se você está sendo pressionado, denuncie. Sua saúde vale mais que qualquer número.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Feira de Santana