Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Ferrovia da Vale é ocupada por mulheres da Via Campesina

Até o começo da tarde de ontem (10), mais de 1.000 mulheres da Via Campesina ocuparam os trilhos da rodovia da mineradora Vale, no trecho que intercepta a cidade de Resplendor, no Estado de Minas Gerais. A ocupação começou logo cedo. Segundo informou a assessoria de imprensa da Via, o grupo, formado por mulheres de Minas Gerais e do Espírito Santo, só vai desocupar a área depois que for aberto um diálogo com a direção da Vale.

No local, as participantes da manifestação - que acontece dentro da jornada das mulheres da Via Campesina - pedem para que suas reivindicações sejam ouvidas e resolvidas. A principal delas, está centrada na conseqüência da construção da barragem de Aimorés (feita pela Vale e pela Companhia Energética de Minas Gerais).

Segundo os cálculos da organização, chega a mais de 1.000 as famílias afetadas pela obra. São pessoas que permanecem sem indenização ou sem local para morar, uma vez que foram feitos poucos re-assentamentos.

Por outra parte, denunciam que a construção de Aimorés "inviabiliza o sistema de esgoto da cidade, inundando 2 mil hectares de terra (2 mil campos de futebol)".

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar