FETAG-RS aprova filiação à CTB
Em assembléia ocorrida sexta-feira, 29, com a presença de 240 sindicatos, foi aprovada a filiação da FETAG RS - Federação do Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul à CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, por ampla maioria dos presentes. ''O primeiro passo foi dado com muita consciência e tranqüilidade dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura gaúcha'', disse Sérgio de Miranda, vice-presidente da FETAG RS. "O passo seguinte é a filiação dos sindicatos da base da categoria que, a partir de agora, passa a ser a prioridade", completou.
Para Miranda, a categoria fez uma discussão madura, precedida de debates em todas as regiões do Estado, que culminou com a assembléia que decidiu pelo ingresso à Central.
Os trabalhadores rurais entenderam que, no atual contexto, com a aprovação do projeto de reconhecimento das centrais sindicais, a filiação da federação é estratégica. ''Elas (centrais) passam a jogar um papel ainda mais protagonista na luta dos trabalhadores'' salientou Miranda. Também destacou que a luta precisa ser compreendida para além das questões imediatas, ou meramente econômicas. ''Faz parte do papel das centrais encaminhar as lutas mais gerais, pelas transformações que os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade necessitam,'' pontuou.
A FETAG RS, apesar de já ter debatido a questão, até o momento nunca havia decidido filiar-se a uma central. Entre os motivos estava a falta de prioridade às questões relativas aos trabalhadores rurais. A CTB, porém, já nasceu com forte influência do setor.
A federação definiu a busca de filiação da maior quantidade possível de sindicatos de trabalhadores rurais à central.
A FETAG
Possui estrutura de trabalho bem organizada, com Comissões Estaduais Temáticas que reúnem representantes regionais para discutir temas específicos como fumo, saúde, gênero e geração de renda. Vinte e duas regionais sindicais contemplam a representação de todos os sindicatos distribuídos pelas regiões do Estado.