França se prepara para um dia de greve geral
A França se prepara para um dia de greve geral nesta quinta-feira, que pode paralisar o país
Já se anuncia a adesão em massa de serviços estratégicos como o transporte e o fornecimento de energia elétrica, em protesta contra reformas que o governo de Nicolas Sarkozy deseja aprovar no sistema previdenciário.
O governo de Sarkozy enfrenta a primeira disputa com os sindicatos em razão da reforma que pretende aplicar aos regimes especiais de aposentadoria, aumentando o número de anos de trabalho de 37,5 a 40 anos, a partir de 2012.
Sinal da importância que o movimento pode ter no transporte e das conseqüências que isto implica para todo o funcionamento do país, os oito sindicatos da empresa pública de ferrovias (SNCF) convocaram a paralisação das atividades.
Uma unanimidade deste tipo entre os ferroviários foi registrada durante as greves do final de 1995, contra outra tentativa do governo da época de reformar os regimes especiais de aposentadoria.
Em Paris, todos os sindicatos da administração dos tranportes urbanos (RATP: metrô, ônibus e bondes) também convocaram a greve, assim como as cinco federações de energia, que protestam ainda contra a fusão da empresa pública Gaz de France com o grupo privado Suez.
PARIS, (AFP)
17/10/2007