Menu
redes sociais 2023

Governo anuncia a retomada dos concursos públicos

Os concursos públicos nos governos Bolsonaro e Michel Temer foram abandonados e a situação colocou em risco a prestação de serviços de diversas atividades nacionais. Para colocar fim a este desmonte, o governo Lula pretende anunciar em 10 de abril o primeiro bloco de concursos autorizados pela administração federal. O orçamento para o ano já previu as novas contratações e irá priorizar órgãos que estão com maior necessidade.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que “várias áreas estão com dificuldade” e que o período sem concursos foi de “desmonte, praticamente sem nenhum concurso”.

A previsão é de que a recomposição de funcionários seja atendida por três blocos de concursos públicos até o final do ano. No momento somente foi autorizada a seleção emergencial para a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em levantamento noticiado em janeiro foi apontado que a ANM tinha 68,7% dos cargos vagos. De um total de 2.121 funcionários, conforme aponta seu organograma, a agência só contava com 644 servidores.

Outras agências reguladoras também correram risco de colapsar, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que, por lei, deveria contar com 1705 servidores, mas tem apenas 929. Isto corresponde a 54% da força tota de trabalho – pouco mais da metade.

Os bancos públicos, como Caixa e Banco do Brasil , também sofreram com este desmonte e esvaziamento do quadro de pessoal. A contratação de novos bancários é essencial para a prestação de um serviço de qualidade à população.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar