Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Jornada pelo desenvolvimento: Dieese e centrais sindicais promovem seminário sobre o tema

A jornada pelo desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho é uma ação conjunta das centrais sindicais brasileiras com o objetivo de mobilizar o movimento sindical para influenciar os rumos do desenvolvimento do Brasil. 

Tem como referência a Agenda dos Trabalhadores pelo Desenvolvimento, documento que apresenta diretrizes, políticas e ações para promover mudanças substantivas na realidade atual, permitindo a integração positiva entre crescimento econômico e desenvolvimento.


A Agenda está organizada em quatro âmbitos problemáticos:

  • 1. A desigualdade e concentração de renda;
  • 2.Desemprego e mercado de trabalho;
  • 3. A capacidade do Estado em promover o desenvolvimento;
  • 4.A democracia e a participação social.

Para cada âmbito problemático, mapeamos as principais dificuldades a serem enfrentadas e apresentamos nossas propostas para sua superação.

 

Fundamentos da Agenda

A Agenda dos trabalhadores pelo desenvolvimento tem como pressuposto a superação da dicotomia entre crescimento econômico e desenvolvimento social, de forma a garantir a inclusão de todos brasileiros como produtores e beneficiários do progresso.


O desenvolvimento defendido pelas Centrais Sindicais é entendido como um processo no qual cabe aos atores sociais escolherem o caminho para que seja alcançado o bem estar comum.  O desenvolvimento deve ser sustentável do ponto de vista ambiental e respeitar a diversidade social, política e cultural.


Crescimento com distribuição de renda

É fundamental, também, uma política econômica que favoreça o crescimento, a distribuição de renda e o aumento da capacidade de investimento do setor público e privado. Igualmente importante é a implementação de uma política de juros decrescentes, de tratamento pertinente da dívida pública interna e de equilíbrio do câmbio e do fluxo de capitais.


No que se refere às relações de trabalho, entendemos que o desenvolvimento deve ter como fundamento a promoção do trabalho decente - princípio propugnado pela OIT - e da negociação coletiva.


As Centrais Sindicais entendem que o desenvolvimento aqui defendido só poderá ser alcançado se houver capacidade de articulação e coordenação das escolhas e das decisões políticas e que, para isso, o diálogo social é um bom caminho. Desde já, declaramos nossa disposição para esse fim.

  

Serviço:

Seminário: Jornada pelo desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho

Local: Salão de Eventos do Parque Barigui

Data e hora: 21/09/07, às 9h

Coordenação: Dieese

Realização: UGT, CGTB, CUT, Força Sindical, NCST e Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego

Página: www.jornadapelodesenvolvimento.org.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar