Menu
redes sociais 2023

Juros do cartão de crédito chegam a 445,7% ao ano

Após leve queda em junho, o crédito rotativo cresceu novamente, com alta de 8,7 pontos percentuais em julho e de 50,8% em 12 meses, indo para 445,7% ao ano. Os dados são das Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgadas nesta segunda-feira (28/8) pelo Banco Central (BC).

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão e dura 30 dias. A modalidade é uma das mais altas do mercado e o BC estuda medidas para reduzir os juros, podendo até acabar o crédito rotativo do cartão de crédito.

Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida. Nesse caso do cartão parcelado, os juros subiram 2,3% no mês e registraram alta de 16,7 % em 12 meses, indo para 198,4% ao ano.

Endividamento

O cartão de crédito é uma das principais fontes de endividamento da população brasileira. Segundo o BC, o endividamento das famílias - relação entre o saldo das dívidas e a renda acumulada em 12 meses - ficou em 48,3% em junho, queda de 0,5% no mês e com recuo de 1,6% em 12 meses. Com a exclusão do financiamento imobiliário, que pega um montante considerável da renda, o endividamento ficou em 30,5% no sexto mês do ano.

Já o comprometimento da renda - relação entre o valor médio para pagamento das dívidas e a renda média apurada no período - ficou em 28,3% em junho, aumento de 0,2 na passagem do mês e com alta de 1,5% em 12 meses.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar