Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Lançamento do Mapa da Diversidade nos bancos

Com esse slogan, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) anuncia o Programa Valorização da Diversidade no Setor Bancário, cujo lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (02/04), em São Paulo.


Com a presença de representantes do movimento sindical bancário, dos bancos e demais parceiros do projeto, a atividade trouxe um resgate histórico sobre os debates e ações que motivaram o desenvolvimento do programa, além da apresentação das etapas e dos objetivos a serem alcançados.


Ao iniciar o evento, o presidente da Febraban, Fábio Barbosa, relatou a sua preocupação frente às discriminações, bem como a evolução do tema no setor bancário, ao antecipar a pretensão dos bancos de motivar outros setores da sociedade. "Se cada setor fizer a sua parte, caminharemos para resolver um dos grandes problemas sociais. Por isso, estamos fazendo a nossa parte, de forma a incentivar outros setores no combate às discriminações".


Durante a apresentação, Mário Sérgio Vasconcelos, da Febraban, explicou que o programa tem início com o Mapa da Diversidade, a partir do qual serão realizadas etapas de sensibilização e educação visando o combate às discriminações nos bancos.


O Mapa da Diversidade é um levantamento entre os bancários, tendo como foco dados de cor, raça, gênero, idade e cargo (data da admissão, ascensão e remuneração). A pesquisa estará disponível para preenchimento por 45 dias a partir de 09/04. Conforme Vasconcelos, a previsão de duração de todo o programa é de três a cinco anos.


Durante o lançamento, a diretora do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade), Cida Bento, classificou o Programa Valorização da Diversidade no Setor Bancário como um passo significativo para que o Brasil se torne, de fato, um país da diversidade. "Estamos saindo da posição de denúncia para protagonizarmos a construção de propostas para acabar com os preconceitos. E esse é um processo que envolve mudanças organizacionais, do qual todos devem participar", avisa a representante da entidade responsável pela assessoria do projeto.



A diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo, ressaltou em sua explanação dois aspectos do programa: "São relevantes a experiência da interlocução e o diálogo social com vistas à promoção da inclusão no mercado de trabalho".


A Procuradora do Trabalho, Elisa Maria Malta, por sua vez, apontou o compromisso do setor bancário de corrigir preconceitos, enquanto a representante do Ministério do Trabalho, Lucíola Rodrigues, ressaltou a importância das parcerias, das etapas educativas com intuito de mudar mentalidades e atitudes, bem como a sensibilização das chefias dos bancos, sem a qual o programa teria dificuldades de alcançar objetivos.



O censo e demais informações sobre o Programa Valorização da Diversidade no Setor Bancário está disponível no site http://www.febraban-diversidade.org.br/. ou http://www.febraban-diversidade.org.br/.



Lucimar Cruz Beraldo

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar