Lucro do HSBC atinge R$ 1,082 bilhão no Brasil em 2010, 61% acima de 2009
A instituição financeira explicou que a retomada econômica e o aumento do emprego formal possibilitaram a redução nas provisões. O indicador de inadimplência do banco - que considera atrasos entre 91 dias e 180 dias - cedeu de 1,1% em 2009 para 0,7% no ano seguinte.
Com o forte crescimento dos resultados financeiros no ano passado, o Brasil se tornou a terceira operação mais rentável para o HSBC no mundo. A participação da filial brasileira no lucro bruto do banco foi de 5,6%, e só ficou atrás dos resultados das operações de Hong Kong e da matriz no Reino Unido. Em 2009, quando a fatia no lucro bruto era de 3,8%, o Brasil ocupava a quinta posição no ranking do banco.
Mundialmente, o HSBC registrou lucro líquido - desconsiderando os descontos de impostos - de US$ 19,037 bilhões, resultado 169% superior ao apresentado em 2009.
Reivindicações
No próximo dia 10 de março, em São Paulo, acontece uma reunião ampliada da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC. Os bancários vão discutir o pagamento da PLR e do PPR, o fechamento dos Secoms, a previdência complementar e a saúde dos trabalhadores do banco inglês.

