Manifesto contra a privatização das rodovias
O povo brasileiro paga a terceira maior carga tributária do mundo, em contrapartida recebe serviços públicos que deixam a desejar. Com base nessa realidade os governos neoliberais de Collor e FHC implantaram o programa de privatização, argumentando que com tal medida o governo melhoraria os serviços públicos, principalmente saúde, educação e transporte. Pura falácia. Mesmo com a CPMF a saúde piorou, a educação permaneceu na mesma e foi lançado o Programa Federal de Concessões de Rodovias, onde o caos causado pela incompetência e irresponsabilidade do Estado em conservar as rodovias é pago pelo cidadão através dos pedágios.
O governo Lula foi eleito com compromisso de apresentar alternativas às políticas do PSDB/DEM, porém, ainda mantém atitudes conservadoras em determinados setores, como a manutenção das altas taxas de juros e a privatização das rodovias.
Aqui na Bahia já foram privatizadas as BRs 116 e 324 e agora o governo anunciou a privatização da BR 101 na Bahia (790 Km) e no Espírito Santo (458 KM).
O cidadão paga o IPVA (tributo de arrecadação estadual) e a CIDE (de arrecadação federal) em compensação é servido por estradas de rodagem geralmente em péssimas condições. A cobrança de pedágio irá onerar o preço das passagens, bens e serviços dos que trafegam pela nossa BR 101. Dessa forma todos pagaremos o preço dos malditos pedágios. Mais perigoso ainda é que tal discurso pode ser utilizado no futuro para justificar a cobrança de mensalidades nas escolas e universidades públicas bem como taxas de consultas, exames e internamentos nos hospitais públicos. É a volta da oração do "estado mínimo" onde falta dinheiro para investir no social e sobra para socorrer os bancos e grandes empresas ameaçadas de falências, sem falar na malservação de verbas e corrupção. O nosso direito de ir e vir está ameaçado, uma vez que ficará limitado ao pagamento do famigerado pedágio.
Cabe a sociedade civil organizada mobilizar-se contra tal absurdo, realizando manifestações e exigindo dos vereadores, prefeitos e deputados uma atitude coerente e digna dos interesses do povo. Quem sabe faz a hora!
PAGAMOS IMPOSTOS DEMAIS.
TEMOS DIREITO A RODOVIAS BEM CONSERVADAS!
SEEB-Itabuna

