Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

OIT pede mais ações para integração de pessoas com deficiência ao trabalho


O novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a integração no trabalho de pessoas com deficiências, divulgado dia 3 de dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, revela que nos últimos anos ocorreram avanços importantes na incorporação dessas pessoas ao mundo do trabalho, mas adverte que é necessário realizar mais esforços para conseguir romper as barreiras que ainda impedem o acesso.


O relatório da OIT aponta que existem cerca de 650 milhões de pessoas com deficiência no mundo, ou seja, uma de cada dez pessoas. Desse total, 470 milhões estão em idade de trabalhar e embora muitos tenham conseguido emprego e integrar-se à sociedade, trata-se de um grupo que enfrenta níveis desproporcionais de pobreza e desemprego.


Estima-se que 80% das pessoas com deficiência vivem em países em desenvolvimento e que entre elas existam cerca de 426 milhões que vivem abaixo da linha da pobreza.


Desafios - O novo relatório da OIT destaca também que as pessoas com deficiência que conseguem emprego, geralmente costumam ter empregos de baixos rendimentos; carecem enfrentam problemas de acesso ao local de trabalho, transportes e moradia; correm o risco de perder benefícios ao começarem a trabalhar; e estão expostos a preconceitos de seus colegas, de empregadores e do público em geral.


Além das medidas contra a discriminação aplicadas pelos governos, é importante levar em conta o papel desempenhado pelas organizações de empregadores e pelos Sindicatos  na gestão das questões de deficiência no local de trabalho.


Veja dados sobre a deficiência no mundo do trabalho em:


http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/documents/publication/wcms_087709.pdf

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar