Menu
redes sociais 2023

Pesquisa da Pnad aponta que cai número de sindicalizados no país

Em 2007, comparados os números absolutos, a quantidade de trabalhadores sindicalizados no país caiu 3,3%

Trata-se da primeira queda no indicador desde 1998, segundo dados revelados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No ano passado, o Brasil tinha 16 milhões de trabalhadores sindicalizados, que representavam 17,7% da população ocupada. Mas eram 18,6% em 2006. Porém, o saldo é positivo em 10 anos, dado que em 1997 o país tinha proporção de sindicalizados de 16,2% da população ocupada. A maior participação de trabalhadores ligados a sindicatos vem da região Sul, com registro de 21,2% do total de ocupados. Em seguida, aparece o Sudeste, que ficou com 16,5%. A menor taxa foi verificada na região Norte, com índice de 13,3% no ano passado.

A queda surpreende porque coincide com o momento de expansão do emprego com carteira de trabalho assinada e de melhoria da renda. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta a hipótese de efeito estatístico para explicar a queda de sindicalizados registrada no país no ano passado, em razão do aumento maior do número de trabalhadores ocupados. Para o Dieese, o ingresso no mercado de trabalho é maior do que a capacidade dos sindicatos de arregimentar novos associados.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar