Menu
redes sociais 2023

Pnad e Caged enfrentam problemas com estatísticas no auge do desemprego

Por conta da pandemia e a necessidade de um distanciamento social, as duas principais estatísticas do mercado de trabalho brasileiro, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, apresentam problemas.

Mesmo com o desemprego batendo recorde, o Caged, levantamento sobre o mercado de trabalho formal divulgado mensalmente pelo Ministério da Economia, passou por uma mudança de metodologia em 2020, que tornou impossível a comparação dos dados recentes com a série histórica mais longa.

Já a Pnad Contínua, pesquisa que revela a taxa oficial de desemprego do país, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou que a coleta por telefone em meio à pandemia aumentou o índice de não resposta, levando a uma subestimação do emprego formal.

Economistas afirmam que a falta de estatísticas exatas com relação ao desemprego e mercado de trabalho dificulta a elaboração de políticas públicas. Além disso, analistas têm dificuldade para projetar a inflação e os juros futuros no país e o Banco Central tem problemas para calibrar a política monetária.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar