Menu
redes sociais 2023

Produção industrial acumula queda de 7% em 2016

Dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Brasil (PIM-PF) divulgada nesta quinta-feira (5/12) pelo IBGE, informa que a Produção Industrial Brasileira chegou ao último novembro com queda acumulada de 7,1% nos onze meses de 2016.

No entanto, durante o mês de novembro do ano passado a produção industrial nacional cresceu 0,2% em relação a outubro, mês em que a indústria também fechou em queda 1,2%.

O indicador acumulado nos últimos 12 meses também reduziu o ritmo de queda ao fechar com recuo de 7,5%, contra os menos 8,4% relativos a outubro.

Os dados do IBGE indicam ainda que a indústria no acumulado de 11 meses anterior, vem reduzindo o ritmo de queda desde julho do ano passado, quando a taxa fechou com queda acumulada de 9,5%, resultado de 0,2 ponto percentual inferior aos 9,7% de junho.

O crescimento de 0,2% na produção industrial brasileira de outubro para novembro de 2016 reflete expansões no parque fabril em 13 dos 24 ramos de atividade pesquisados pelo IBGE, trazendo como destaque a expansão de 6,1% registrado por veículos automotores, reboques e carrocerias.

Já entre os 11 ramos que reduziram a produção no mesmo mês, o desempenho de maior importância foi assinalado por coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com queda de 3,3%. Impactos negativos importantes foram observados nos setores de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal, de máquinas e aparelhos e materiais.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar