Produção industrial cai em cinco das 14 regiões pesquisadas em fevereiro
A produção industrial registrou queda em cinco das 14 regiões pesquisadas em fevereiro quando comparadas a janeiro, informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na média nacional, a indústria apresentou desaceleração de 0,5% na mesma base de comparação.
São Paulo (-1,5%), Minas Gerais (-1,6%) e Rio de Janeiro (-0,9%) exerceram as principais influências negativas sobre o índice, já que acumulam cerca de 60% da produção industrial nacional. Também apresentaram quedas o Amazonas (-2,4%) e Paraná (-1,5%).
Por outro lado, registraram altas significativas na produção o Ceará (3,4%), a Bahia (2,8%) e o Nordeste (2,7%).
Na comparação com fevereiro do ano passado, todas as regiões registraram crescimento, com destaque para Pernambuco (18,8%), Goiás (18,1%) e Amazonas (17,4%). Na média nacional, a indústria nacional cresceu 9,7% na mesma base de comparação.
Segundo o IBGE, oito das 14 regiões pesquisadas apresentaram em fevereiro um crescimento acima da média nacional na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
O órgão atribui esses resultados à ampliação dos setores de bens de consumo duráveis --que inclui automóveis, telefones celulares-- e de bens de capital, à recuperação do agronegócio e ao forte desempenho da produção de commodities que são exportadas.
No acumulado de 12 meses até fevereiro, a produção industrial também cresceu em todas as regiões. Na média nacional, esse avanço foi de 6,9%.