Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Projeção de inflação medida pelo IPCA fica praticamente estável em 2007

Kelly Oliveira

Repórter da Agência Brasil


Brasília - A projeção de analistas de mercado para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2007 ficou praticamente estável. Segundo o Boletim Focus, divulgado hoje (5) pelo Banco Central (BC), a expectativa passou de 3,86% para 3,83%. O boletim revela as projeções de uma centena de especialistas para os principais indicadores da economia e é divulgado semanalmente.


Em contrapartida, a perspectiva para o índice oficial em 12 meses aumentou de 3,79% para 3,84%. Para novembro, a projeção se manteve estável em 0,28%.


No mercado paulista, a previsão é de queda dos preços, com o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), em 3,87% ao final de 2007, ante 3,95% da pesquisa anterior. A perspectiva para 12 meses se manteve estável em 3,65% e para novembro passou de 0,31% para 0,30%.


De acordo com o boletim, o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), deve encerrar o ano em 5,87%, ante 5,76% da pesquisa anterior. Em 12 meses, a projeção para esse índice passou de 3,98% para 3,96% e para novembro subiu de 0,32% para 0,35%.


A previsão é que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), também medido pela FVG, fique em 5,90% para o final de 2007, contra 5,56% da pesquisa anterior. Para o período de 12 meses, a perspectiva é que fique em 4,01%, ante 3,90% da projeção anterior. Em novembro, a estimativa é de 0,40%, sendo que perspectiva anterior era de 0,35%.


Para os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, educação e outros), a estimativa dos analistas ouvidos pelo BC é que fiquem em 2,30%, a mesma projeção anterior. A estimativa para o final de 2008 subiu de 3,70% para 3,80%. Esses preços representam quase um terço da composição do IPCA.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar