Projeto visa ampliar informações sobre acidentes de trabalho
Está sendo desenvolvido na Bahia, o Projeto Informe Acidentes de Trabalho cujo objetivo é ampliar o reconhecimento, o registro e a notificação dos acidentes de trabalho, especialmente na rede de serviços de emergência, públicos e privados. A iniciativa é da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, através do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador (CESAT) juntamente com a Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva, Programa Integrado em Saúde Ambiental e do Trabalhador (PISAT).
As atividades envolvem uma campanha publicitária, treinamento de profissionais de saúde dos serviços de emergência, e a realização de um censo desses agravos no mês de março, com a participação de instrutores nos serviços de maior porte. Nas unidades selecionadas, todos os casos serão identificados mediante uma planilha com cinco perguntas-chave, ainda na recepção. Um instrutor de campo ficará de plantão em cada recepção auxiliando e treinando os profissionais responsáveis no preenchimento da planilha.
Após o reconhecimento, o instrutor preencherá uma ficha (Cartão de Alerta) que será anexado à ficha rotineira de encaminhamento para o atendimento médico, juntamente com a ficha SINAN-AT e a CAT. Assim, médico e enfermeiros serão informados que há suspeita de Acidentes de Trabalho naquele paciente e já contarão com as fichas a serem preenchidas.
A estratégia geral do censo se baseia na implantação das Fichas de Investigação de Acidentes de Trabalho do SINAN. A execução dessa coleta envolve uma logística complexa, estreita e harmônica de colaboração das diversas instituições. O projeto conta com parceria do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância a Saúde, Área Técnica em Saúde do Trabalhador, Secretaria Municipal de Salvador, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Salvador, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, SETRE.