Santander negligencia protocolo de saúde, pondo em risco bancários e clientes
O Santander tem deixado a desejar no cumprimento do atual protocolo para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 em agências ou departamentos.
O movimento sindical tem recebido denúncias relacionadas ao desrespeito dos procedimentos adotados nas últimas semanas em alguns locais de trabalho. Para as entidades sindicais, o banco espanhol tem de reforçar as orientações através de comunicado formal.
O protocolo adotado pelo Santander ainda está longe do ideal, mas precisa ser cumprido. Alguns bancários estão retornando ao trabalho enquanto esperam o resultado do teste. Atitude equivocada e perigosa, porque se o laudo for positivo, o empregado pode estar contaminando outros funcionários e clientes.
Em Feira de Santana um funcionário testou positivo e, mesmo assim, o banco se nega a fazer a sanitização. Um absurdo!
O Sindicato dos Bancários de Feira está denunciando essa prática nociva ao Ministério Publico e a Secretaria de Saúde do município, para que se consiga fazer com que o banco respeite a saúde dos empregados e da população.
Pelo protocolo do banco, em caso de identificação de suspeitos ou que tenham tido contato com casos confirmados de Covid-19, a orientação é que todos os funcionários de agências sejam testados. Enquanto aguardam o resultado, devem ficar em casa ou fora do local de trabalho. Caso seja positivo, todo o procedimento de afastamento é feito pelo aplicativo do RH do Santander. Para resultados negativos, o bancário só poderá retornar às atividades presenciais após liberação médica via telemedicina e o local de trabalho deve ser submetido a sanitização.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Feira de Santana.

