Menu
redes sociais 2023

Sindibancários participa da Conferência da Saúde das Mulheres em Teixeira de Freitas

Nos dias 01 e 02 de junho aconteceu em Teixeira de Freitas a 1ª Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres do Extremo Sul da Bahia, com o tema “desafios para a integralidade com a equidade”. A abertura do evento contou com a participação das mulheres da etnia mucugê, da Aldeia Monte Dourado do Prado. Elas entoaram versos musicais lembrando aos povos que as populações tradicionais sempre avançam.

A responsável pela conferência de abertura foi a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia e também médica geriatra, Julieta Palmeira. A Secretária introduziu sua fala denunciando a configuração politica que está se formatando no Brasil. Após a deposição da então presidenta Dilma Rousseff, o quadro se agravou com a agenda de retrocessos de direitos impostas pelo governo Temer. As reformas previdenciária e trabalhista, segundo Julieta, afeta diretamente as mulheres: “estamos expostas aos trabalhos mais vulneráveis, rotinas intermitentes e terceirização de serviços. A proposição dessas reformas agrava ainda mais esse quadro”, ressalta a Secretária.

O diretor do Sindibancários, Gildenê Prates, comenta que os homens devem estar atentos às questões das mulheres, respeitando os seus espaços e portando de sabedoria para reconhecer que é preciso mudar a configuração desigual da sociedade. “Precisamos discutir políticas públicas voltadas para as mulheres e suas especificidades. Me coloco como parceiro na luta das mulheres para garantia de seus direitos”, afirma Gildenê.

A única vereadora de Teixeira de Freitas, Erlita deFreitas, lembra que o evento está de acordo com as pautas atuais, em que, apesar da falta de equidade de diretos entre os gêneros, as mulheres têm se tornado protagonista das suas lutas: “nosso desafio é a unidade entre nós. No campo da saúde, por exemplo, falta humanidade no trato com as mulheres. Somente nossa união pode combater o preconceito e amenizar os efeitos do machismo”, afirma a vereadora.

Violência contra a mulher – As discussões sobre mulher e saúde também envolvem a temática da violência. Uma das participantes da mesa de abertura, Maria Aparecida, contou sua história. O seu ex-companheiro, após um período de ameaças e violência doméstica, a deixou com sequelas irreversíveis: “no dia do meu aniversário, ele disse que eu ia ganhar o presente de ficar rastejando como uma cobra para o resto da vida”, falou. Após esse aviso, Maria Aparecida teve suas duas pernas cortadas e seus braços e costas perfurados. Hoje, após sobreviver a essa extrema violência, lamenta que seus dias sejam pela sua recuperação física e mental.

Eixos temáticos – Além dessas discussões, a conferência contou com mesas temáticas. O resultado da conferência foi a elaboração de propostas para o fortalecimento dos Programas e Ações de Implementação da Política Estadual e Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres.

PROGRAMAÇÃO DOS EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1 – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres. Palestrante: Emily Maviana;

Eixo 2 – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres. Palestrante: Meireely Machado;

Eixo 3 – Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na política Nacional de Atenção integrada à Saúde das Mulheres. Palestrante: Raquel Siqueira;

Eixo 4 – Políticas Públicas para as mulheres e participação social. Palestrante: Gine Kinjyo.

SEEB-Extremo Sul

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar