Menu
redes sociais 2023

Trabalhadores da construção civil da Bahia ameaçam entrar em greve

Trabalhadores da  Construção Civil e da Madeira ameaçam entrar em greve na Bahia após manifestações de advertência e assembléia que será realizada na noite desta quinta-feira (12), na capital baiana. A categoria reivindica reajuste salarial.

Os protestos para reivindicar reajuste salarial começaram esta semana em Salvador e estão sendo organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA), filiado a CTB.

Segundo Antônio Mesquita, diretor do Sindicato, as manifestações serviram para "chamar a atenção dos trabalhadores, para que depois do Carnaval possamos partir para greve em geral". O sindicalista, no entanto, destacou que a categoria somente irá iniciar o movimento de paralisação caso não haja acordo com o sindicato patronal.

Raimundo Brito, presidente do Sintracom-BA e dirigente nacional da CTB, informou que o que os trabalhadores reivindicam "reajuste de 19%, com reposição da inflação e aumento real; aumento dos pisos salariais para operário qualificado R$ 899,87, para ajudante prático R$ 547,50, e para ajudante comum R$ 512,35; reconhecimento de funções qualificadas: montador(a) de andaime, montador(a) de estrutura, operador(a) de bomba, operador(a) de ETA e rejuntador(a) de azulejo; ampliação da cesta básica os canteiros de obras que tenham a partir de 50 trabalhadores com valor de R$ 75; aumento do vale refeição para R$ 10; fim do contrato de experiência, que tem sido utilizado pelos patrões para burlar a CCT e a legislação trabalhista; e a redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução dos salários".


CTB

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar