Trio Pipoca das Pretas desfila na segunda de Carnaval, em Salvador
Nos 40 anos do Axé Music, onde estão as mulheres negras que estiveram no início de tudo? Com esse questionamento, o Trio Pipoca das Pretas desfilará pela segunda vez no Carnaval de Salvador. O trio independente estará no Circuito Osmar (Campo Grande), na segunda-feira da folia, dia 3 de março, às 17h, e será guiado pela cantora Ludmillah Anjos. Homenageando 12 artistas pretas fundamentais para a criação do Axé Music na Bahia, a Pipoca terá convidadas especiais como a cantora Larissa Luz, a banda Yayá Muxima e a cantora Savannah Lima, dentre outras.
Uma realização da Rebú Produções, o Trio conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Governo do Estado da Bahia – por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) – e da Bahiagás, com o apoio do Sindicato dos Bancários da Bahia e da UNEGRO.
Tendo arrastado mais de 10 mil pessoas em sua primeira participação no Carnaval, em 2024, este ano, a Pipoca das Pretas reforçará nas ruas o protagonismo das mulheres negras, promovendo a mensagem de combate ao racismo e valorização da cultura afro-brasileira durante a folia.
Irreverência, clássicos da Música Preta Brasileira, ancestralidade dos tambores e força vocal serão os principais ingredientes nesse encontro que promete, para além da música, levar sua crítica sócio-racial ao enaltecer as artistas negras que construíram e continuam fortalecendo o Axé Music mas que foram silenciadas ao longo dos anos. Toda esta representatividade estará à mostra ao longo do desfile, com imagens das artistas em peças publicitárias distribuídas dentre as foliãs e no trio.