Menu
redes sociais 2023

Vaga de trabalho para quem tem mais de 50 anos é reduzida

Trabalhadores com mais de 50 ano, parcela que inclui o “grupo de risco”, foram uns dos mais afetados pela pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Enquanto as contratações de jovens abaixo de 25 anos até superaram levemente a média, as vagas para os mais velhos não estão abrindo no mesmo ritmo. As admissões de pessoas com mais de 60 anos estão em torno de 70% da média para meses de setembro, considerando o período entre 2012 e 2019.

Além disso, os desligamentos dos mais velhos estão voltando mais rapidamente à tendência histórica do que as dispensas de mais jovens, que está bem abaixo da média observada para setembro nos últimos anos.

Umas das “desculpas” usadas para sustentar o preconceito com os mais velhos que acabou se intensificando é a pandemia, já que essa faixa etária faz parte do grupo considerado de risco para o covid-19.

Em setembro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu uma nota técnica ressaltando a importância de garantir igualdade de oportunidades e alertando que a dispensa discriminatória, inclusive por idade, é vedada por convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) ratificada pelo governo brasileiro.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar