Veja as medidas adotadas pelo BNB sobre a COVID-19
Desde os primeiros registros de coronavírus no Brasil, o Sindicato dos Bancários da Bahia tem cobrado dos bancos ações preventivas para bancários, demais funcionários das agências e população. Algumas empresas tomaram iniciativas para conter a COVID-19. O BNB, por exemplo, divulgou as medidas preventivas adotadas até o momento.
Segundo comunicado da instituição financeira, as medidas são:
- Realização de videoconferência com todos os funcionários do Banco, promovida pela Área de Desenvolvimento Humano com a participação de junta médica do BNB, para alinhamento geral de informações e prestação de esclarecimentos acerca do COVID-19 no Brasil e seus impactos previstos na vida humana e na vida laborativa no BNB.
- Divulgação por e-mail, para todo o grupo de empregados do Banco, de protocolo de recomendações médicas previstas para diversas situações envolvendo prevenção e combate à COVID-19.
- Criação de página específica e destacada (hotsite) na Intranet do Banco, contendo uma gama de informações acerca da pandemia e orientações aos empregados, terceiros e stakeholders.
- Realização de ampla campanha de comunicação para o público de empregados e terceiros, através de Infomails, SMS, etc., para sensibilização, prevenção e combate à pandemia COVID-19.
- Atualização diária da campanha de comunicação.
- Instalação de diversos pontos/dispensers de álcool gel em toda a extensão física das unidades do banco (Agências, Direção Geral, Gerências e Centrais).
- Reforço na limpeza dos diversos setores do Banco do Nordeste, além da disponibilização de álcool gel 70% para todas as áreas/ambientes.
- Contratação de empresa especializada em higienização de ambientes para atendimento a todas as unidades do banco.
- Higienização.
- Cancelamento de treinamentos presenciais e viagens a serviço.
- Suspensão, por tempo indeterminado, da entrada de entregadores e adoção de maior rigor na entrada de fornecedores e visitantes nas dependências da sede administrativa do Banco do Nordeste.
- Reforço quanto à utilização de utensílios pessoais na jornada de trabalho, desestimulando o uso de copos e xícaras de uso coletivo.
- Suspensão, por tempo indeterminado, das atividades do restaurante do CAPGV, mantendo apenas serviço de retirada de pedidos, mas sem lá permanecer.
- Suspensão, por tempo indeterminado, dos serviços de Bibliotecas e Centros Culturais do BNB.
- Abertura de todas as portas das unidades que não venham a impactar a segurança, a fim de reduzir o contato das pessoas nas fechaduras e maçanetas.
- Liberação para "teletrabalho monitorado" do grupo de risco (empregados com idade igual ou superior a 60 anos, grávidas, lactantes com filho até 9 meses), de um dos cônjuges de casal com filho menor de 14 anos, pessoas com doenças crônicas e dos demais empregados com autorização pelo gestor da unidade, viabilizando, inclusive o uso de videoconferências para reuniões de trabalho.
- Liberação do expediente de jovens aprendizes e bolsistas até 12/04/2020, com posterior reavaliação desse prazo.
- Organização da jornada de trabalho de alguns empregados em 2 turnos de 6 horas cada.
- Divulgação do canal ‘De Bem Com Você Mesmo’ para atendimento psicológico do corpo funcional.
- Antecipação de férias de alguns empregados elegíveis, especialmente do grupo de risco.
- Antecipação aos empregados do auxílio refeição e da cesta alimentação de abril/2020 em 23/03/2020, visando facilitar as compras em supermercados e, assim, evitar as aglomerações típicas de final de mês.
- Adoção de regime de quarentena para todos os empregados que tenham chegado de viagem do Exterior e ou que relatem casos de convivência com pessoas infectadas pela COVID-19.
- Estabelecimento de protocolo rigoroso de isolamento em caso de confirmação de empregado infectado por COVID-19.
- Em curso o processo de aquisição e distribuição de máscaras para os colaboradores do Banco que atuam na área de atendimento das agências.
- Em curso o processo de aquisição e instalação de proteção de acrílico para fechamento das estações de caixa executivo das poucas Agências que, atualmente, não possuem tal barreira.
- Higienização extra dos aparelhos de ar-condicionado das unidades do banco.
- Lançamento da Campanha de Vacinação contra a Gripe, em parceria com a CAMED, que terá início no dia 22.04.2020, e seguirá até o mês de junho/2020, conforme cronograma que será oportunamente divulgado. A vacina ofertada na campanha será do tipo quadrivalente, inativa e segura, conferindo proteção contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e 2 cepas da Influenza B (sazonal), visando a prevenção dessa doença e suas complicações, bem como, a promoção da saúde preventiva no ambiente de trabalho.
- Realização de adequações temporárias nas salas de treinamento localizadas na sede da empresa, no CAPGV, para recepcionarem estruturas/unidades de trabalho duplicadas, a fim de garantir a segurança dos funcionários e manter estrutura de cópia das atividades consideradas críticas ou essenciais para a continuidade dos negócios.
- Adequação do regime de atendimento aos clientes e usuários nas agências do BNB, aos ditames da Circular BACEN 3.391, de 19/03/2020.
- Reforço no incentivo aos clientes para utilização de canais alternativos de atendimento, como Internet Banking, SAC, Chat Box, Email e WhatsApp.
- Adoção pelas agências, no período de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS, de horário especial, antecipando a abertura em uma hora, para atendimento exclusivo dos clientes idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
- Designação de um colaborador das unidades para orientar e organizar o atendimento na sala de autoatendimento das agências, de forma a evitar concentração de pessoas no interior das unidades, organizando também a fila na parte externa da agência e destacando a importância da recomendação de manter distância mínima de 2 metros. Nesse sentido, também foi feita a instalação de sinalizadores no autoatendimento e também na parte externa da agência, indicando a distância de dois metros.
- Adoção de controle de acesso às agências dos clientes que buscam os serviços essenciais.
- Fornecimento de senhas e agendamento de horário para atendimentos, limitando o número de pessoas em atendimento. Com estas providências, o Banco do Nordeste do Brasil S.A. reforça, mais uma vez, o comprometimento com a saúde coletiva e a proteção de seus empregados e colaboradores, em consonância com as orientações e recomendações do Ministério da Saúde e do governo federal.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

