AFBNB – 40 anos de lutas!
Há 40 anos, no dia 4 de fevereiro de 1986, um grupo de trabalhadores do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), sabedores da importância da instituição para o desenvolvimento da Região Nordeste e preocupados com a sua sustentabilidade se uniram e criaram a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB).
A AFBNB nasceu durante o período de redemocratização no País, já combativa e participativa, desempenhando um papel de articulação e mobilização popular e política durante a Assembleia Nacional Constituinte que resultou na inclusão do artigo que cria os Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), Centro-Oeste (FCO) e Nordeste (FNE) – este último, ainda hoje, a principal fonte de recursos para as aplicações do BNB.
Externamente, a ação da AFBNB é voltada para a redução das desigualdades regionais e para o fortalecimento do BNB enquanto instituição promotora de desenvolvimento – o que exige acompanhamento permanente dos debates nas Casas Legislativas, observância de projetos de lei que possam enfraquecer o FNE ou prejudicar o Banco, e atuação rápida para combatê-los. Internamente, a batalha é diária e voltada para a valorização dos trabalhadores, a melhoria nas condições de trabalho, a equidade no tratamento às unidades, para a renda previdenciária digna e a assistência plena de saúde.
Portanto, é sobre esse tripé que se baseia a missão da AFBNB: defender os interesses de seus associados nas relações de trabalho; atuar na preservação do BNB, enquanto indutor do desenvolvimento nordestino e trabalhar pelo desenvolvimento do Nordeste, através do combate às desigualdades sociais.
Em tempos de estímulo ao individualismo e às artificialidades, comemorar quatro décadas de uma entidade representativa de trabalhadores, que pensa e age pela coletividade, que prioriza a escuta e o diálogo com a base, é um privilégio conquistado. Nossa história se fortalece diariamente nos encontros com os trabalhadores, nas visitas às unidades do Banco, seja nas capitais e nos rincões, e no entendimento de que a organização da classe trabalhadora é condição imprescindível para enfrentar a exploração, o assédio, o adoecimento mental, bem como para garantir e ampliar direitos.
Completamos 40 anos renovados pela força de nossos mais de cinco mil associados, da ativa e aposentados, gente que nos demanda e aponta os rumos que devemos tomar. Reiteramos nosso compromisso com os trabalhadores e a certeza de que a luta se faz e se amplia na base.
Rita Josina Feitosa – Presidente da AFBNB

