Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Bradesco quer roubar patrimônio dos banebianos

Euclides Fagundes
De forma autoritária, no dia 27 de abril, a diretoria do Bradesco destituiu a direção da Bases, permanecendo apenas o diretor de seguridade e um membro do conselho deliberativo, por terem sido eleitos pelos participantes. A medida é autoritária porque fere o próprio estatuto onde determina que em caso de retirada de patrocínio "deverão ser prorrogados os prazos dos mandatos dos membros dos Órgãos Estatutários da Entidade, até termo final do processo de retirada do patrocínio da entidade (Art.63)".

Desde 2002 o Bradesco tentou retirar o patrocínio dos planos de benefícios da Bases, visando a sua extinção. Não foi possível em razão da garantia constante no Edital de privatização do Baneb. Em 2004, a direção do Bradesco comunicava ao Conselho Deliberativo da Bases a intenção de transferir o gerenciamento dos planos de benefícios da Bases para o Multipensions Bradesco.

A diretoria da Bases que foi destituída recentemente interpôs recurso administrativo se opondo a esse pedido de transferência de gerenciamento dos planos de benefícios da Bases para o Multipensions Bradesco, que seria, com certeza, em total desvantagem para os participantes da Bases. O recurso foi negado. Dessa forma, a diretoria da Bases recorreu à justiça e o seu pedido, inicialmente, foi considerado improcedente. 

Embora haja possibilidade de vários recursos por parte da Bases, a direção do banco que quer agilizar a transferência do gerenciamento da Bases  para São Paulo, tomou essa primeira medida que foi a destituição da maioria da diretoria da Bases,de forma autoritária, para facilitar o seu projeto.

A Fundação Bases de Seguridade acumula um montante de aproximadamente R$760 milhões de reais. Caso haja a transferência do gerenciamento da Bases para São Paulo significa não somente a transferência dos milhões da Bahia para São Paulo, como, também, eliminará a voz e voto dos participantes da Bases nos Conselhos  Deliberativo, Fiscal e Diretoria Executiva no Multipensions Bradesco. A Bases ficará diluída em vários outros planos e assim eliminará direitos adquiridos dos assegurados. A Bases é dos banebianos!  

* Euclides Fagundes Neves é presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar