Congresso dos Bancários 2010
O Congresso dos Bancários é um momento impar para a classe bancária, é uma oportunidade de discutir política, luta de classe e as diretrizes do nosso Sindicato para os próximos anos.
Como características dessas iniciativas, a organização e a mobilização da base estão intrinsecamente vinculadas a uma rede de práticas e estratégias, compreendidas em sentido amplo para o enfrentamento do processo de exploração que perpetua no dia-a-dia do bancário.
Mobilizar a classe e manter a unidade da categoria, é uma grande iniciativa para o fortalecimento da campanha salarial 2010.
A luta dos bancários baianos é pautada no enfrentamento dos banqueiros nas portas das agências, nos piquetes de convencimentonos, na defesa das reivindicações da categoria e nos diversos departamentos que ampliam a luta dos trabalhadores em suas suas necessidades específicas.
Na mesa temática de Saúde, teremos a oportunidade de ver o mapeamento dos bancários licenciados e discutir os desafios que passa a categoria quando acometidos de doença ocupacionais. Na discussão de gênero, vamos buscar formas e mecanismo para fortalecermos a Campanha contra o Assédio Moral evidenciada nos locais de trabalho.
Reafirmaremos que a luta de classe, aponta para ações que combinam de modo muito especial, sindicalismo e cultura. Os eventos culturais, viabilizam a presença e intervenção dos bancários da base, dos trabalhadores de diversas categorias, dos sindicalistas e de intelectuais ligados a uma tradição de esquerda que, durante anos, investiram seus esforços na construção de uma ação sindical diferenciada.
Enfim, participar do X Congresso dos Bancários da Bahia é contribuir com o fortalecimento da categoria, levantando bandeiras de luta e de melhores condições de trabalho.
Grassa Felizola é diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe

